quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sobre as teorias da verdade

Como a questão da verdade suscitou debates por aqui, remeto a um artigo que publiquei em 2007, "Jornalismo e teorias da verdade", que pode contribuir com alguns esclarecimentos.
Vale recordar que os relativistas radicais sustentam que todas as verdades são relativas (a uma pessoa, a uma comunidade, a uma cultura etc.) e, portanto, não existiriam verdades absolutas. Os relativistas brandos dizem que algumas verdades são relativas, e têm razão, assim como os absolutistas moderados, para os quais algumas verdades são absolutas.
Bene, relevem, pois se trata de um artigo acadêmico - e não de um post.
(Escher: Relativity).

5 comentários:

Gabriel k. disse...

Como eu falei em sala de aula: se todas as verdades são relativas, até mesmo esta verdade torna-se relativa. Ou seja, um paradoxo muito interessante. Agora o meu problema a partir de agora é sair dele.

Ahh! Claro que não podemos esquercer que temos as sentenças proposicionais. Aí que mora o perigo dentro do jornalismo, pois pode existir uma espécie de relativismo linguístico... mas acho que ainda está muito frágil este meu ponto. Espero chegar lá o quanto antes.

Abraço!

Anônimo disse...

K, se "todas as verdades são relativas", então esta frase é absoluta.

Carlos

Milton disse...

A verdade é absoluta, não existe meia verdade ou duas verdades. Pode existir mais de um fato mas não mais de uma verdade.
A verdade não depende de alguém acreditar nela. Se todos acreditarem que a lua é habitada, isso não fará com que a lua seja habitada. Se ningém acreditar que a terra gira ao redor do sol, isso não fará com que a terra deixe de girar ao redor do sol.

Luis Anastasía disse...

Estimado Orlando: muy interesante el artículo. Gracias.

A veces, en mi simplismo, cuando intento explicar algo recurro a Bunge que sintetizó esta fórmula:
Información+evaluación=conocimiento

Claro, hay que definir información (y la validez por cierto) y la capacidad de evaluación. Pero en casos prácticos me ha sido útil para anteponerla a:
Modelo+incertidumbre=conjetura que un día se me ocurrió cuando estaba exponiendo sobre los modelos de circulación global.
Cordialmente

Orlando Tambosi disse...

Milton, há as verdades que cada um conhece de si próprio (conhecimento direto).
Quanto às verdades científicas, concordo, são absolutas.

Estimado Luis,

obrigado pela visita.