O biólogo norte-americano Kenn Miller é católico, mas, sensatamente, não mistura ciência com religião, como fazem os criacionistas, que levam o Gênesis bíblico ao pé da letra. Cito uma vez mais o excelente Metropolis:
Durante o famoso caso Dover, [Miller] foi um dos principais peritos dos queixosos e defendeu a tese de que o Design Inteligente não é ciência. Sua alegação mais ousada, contudo, foi a de que a Teoria da Evolução não entra em conflito com a religião.
Miller tem razão: não é a Teoria da Evolução que entra em conflito com as religiões, mas algumas religiões (com exceção, oficialmente, da católica) que são contra Darwin, e, portanto, assumem posições anticientíficas.
O fato é que os criacionistas, particularmente os norte-americanos, desenvolvem uma persistente cruzada contra Darwin e a Teoria da Evolução, calcados na ideia - contrária a todas as evidências científicas - de que o universo foi criado de acordo com o Gênesis e de que a evolução segue um "plano inteligente".
Trato do tema no meu livro A Cruzada contra as Ciências (Quem tem medo do conhecimento?), lançado pela Editora da UFSC no ano passado e disponível no site da Livraria Cultura.
1 comentários:
A irritação dos que se batem contra Darwin muito provavelmente se deva ao fato de ele ter percebido uma espécie de ordem natural na evolução sem jamais ter evocado Deus.
Postar um comentário