quarta-feira, 23 de março de 2016

Lula blindado? Teori deve explicações aos cidadãos.

Lula terá alguns dias de descanso, mas a situação está extremamente confusa, exigindo explicações do ministro Teori Zavascki. O Brasil está inquieto: Lula está ou não blindado? Leiam artigo de Merval Pereira no jornal o Globo:


À primeira vista, o ex-presidente Lula conseguiu o que queria com a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF): algumas noites de sono tranqüilo sem receio de ser preso por determinação do Juiz Sérgio Moro.
 
Fica em segundo plano neste momento o fato de que Zavascki manteve a decisão de seu colega Gilmar Mendes de invalidar a posse de Lula no Gabinete Civil da Presidência. Mas só com maiores explicações de Zavascki saberemos se a abrangência de sua decisão é tamanha que blinda Lula de qualquer investigação até que o plenário do STF decida definitivamente a questão, ou se tem limitações. As reações nas redes sociais já estavam candentes no início da noite e pela madrugada.

Por exemplo, pode ser que o relator da Operação Lava-Jato no Supremo esclareça hoje que as investigações sobre Lula podem continuar, apenas as interceptações telefônicas estão sob escrutínio, já que abrangeram, embora fortuitamente, pessoas com foro privilegiado. 

Afinal, se não é ministro, Lula não pode ter foro privilegiado, mesmo que temporariamente. Esta é uma possibilidade que mudaria todo o panorama, mesmo que não signifique que o Juiz Sérgio Moro mandaria prender Lula. Ao contrário, é improvável que isso aconteça até que o STF dê uma decisão final sobre o caso. 

De qualquer maneira, foi uma vitória de Lula, e principalmente da presidente Dilma, que tem insistido nos últimos dias em que seus privilégios presidenciais foram feridos, e até mesmo a segurança nacional foi afetada pela divulgação das escutas telefônicas. 

O Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, que tem atuado mais como um advogado presidencial do que propriamente da União, teve afinal uma vitória importante, tanto que suas derrotas anteriores ficam menores diante dessa vitória que, embora provisória, pode ser transformar em definitiva. 

Lula ganha novamente uma força política de peso se a decisão de Teori Zavascki representar de fato a devolução do foro privilegiado até que se decida em caráter definitivo a questão. O PMDB terá mais uma forte razão para adiar sua decisão de desembarcar do governo.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Lula ganhou alguns dias de foro privilegiado sem o direito de tê-lo.

Anônimo disse...

Vergonha. Por isto é que os petralhas queriam que o processo fosse para o Teori. Joga a biografia no lixo, joga. Isto é, se é que a tem.
Não é por acaso que foi citado em gravações que poderia ajudar a orcrim a se safar.

Anônimo disse...

Teori não tem cabimento


Teori Zavascki considerou "descabida" a justificativa de Sergio Moro de que havia interesse público na divulgação da conversa entre Dilma Rousseff e Lula.

A presidente da República estava usando um ministério para dar guarida a um investigado e não havia interesse público em jogo?

Tanto havia que o STF impediu a posse do investigado.

Teori Zavascki é que não tem cabimento.

Blog O Antagonista


É SAFADEZA QUE NÃO ACABA MAIS!

Anônimo disse...

E agora o Rodrigo Janot, reduz o sofrimento, a insatisfação da população brasileira com inflação alta, desemprego, violência, corrupção sistêmica, crime organizado etc.. com mera paixão de rua. Quem está apaixonado são os petralhas pelo poder, os cargos com altos salários, privilégios e mordomias.

Anônimo disse...

Após o IMPEACHMENT dessa presidanta, que se trabalhe no Congresso Nacional para acabar com o instituto da reeleição. Cinco anos de mandato, não podendo mais concorrer ao cargo de Presidente da República. Ou então, somente dez anos após ter saído da Presidência. Assim a coisa vai ficar moralizada. Caso contrário, continua tudo como está. Não vai ter golpe, VAI TER IMPEACHMENT !!!

franciscoguarani@yahoo.com.br disse...

Deu nos jornais: "O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se suspeito para julgar o habeas corpus ajuizado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva... Fachin citou trecho do Código de Processo Civil segundo o qual o juiz é suspeito para decidir determinado processo se for "amigo íntimo (no caso compadre) ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados". Não esqueçamos que Teori Zavascki é compadre de Lula. É o fiel retrato do juiz iníquo dos Evangelho de Lc 18:03: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens." ....

César de Castro Silva disse...

Está explicado porque o governo e lulla insistiam tanto para que o processo fosse para as mãos desse ministro. Sem comentários, os fatos dizem tudo.

Paulo Robson Ferreira disse...

FORO PRIVILEGIADO NÃO SIGNIFICA PRIVILÉGIO DE SIGILO!!!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO!

Não assistam nunca mais o programa Domingo Espetacular da Rede Record. A hora que a audiência cair os dirigentes do programa saberão o por quê.

Assistam o vídeo e vejam os absurdos que Paulo Henrique Amorim (apresentador do programa acima citado) fala. É UM ABSURDO!

https://www.youtube.com/watch?v=DZNzy7DsVDM

VAMOS BOICOTAR A TV RECORD!!!!!


Chris/SP

shamijacobus disse...

QUO VADIS
Ministro nome de sabão conhecido no sul de S.CATARINA é natural de Faxinal dos Guedes..
póóóóde ?
eu não guento

lgn disse...

O peso do Brasil está deixando o tripé com as pernas tortas e cambaleantes.