domingo, 20 de março de 2016

Vergonha: Lula, o "doutor" de Coimbra.

A Universidade de Coimbra tem relação com o Brasil desde os tempos coloniais. Preparou os rábulas brasileiros não só no Império, mas também no período republicano. E em pleno século XXI outorgou ao tirante Lula - que sempre fugiu da escola e dos livros - o título de "doutor honoris causa" (leia-se: "horroris causa"). Festa entre a "zelite". Desnecessário dizer que, nas universidades brasileiras, essa figura nefasta ainda é cultuada. A inteligência tem limites; a ignorância, jamais:


A atribuição de doutoramentos Honoris Causa não se pode vulgarizar, nem ser uma meio de promoção pessoal ou institucional, pois aquilo que se ganha na espuma dos dias depressa pode constituir um enorme problema de credibilidade e reconhecimento no longo prazo.

No caso da Universidade de Coimbra, o doutoramento Honoris Causa é concedido por proposta de uma Faculdade, depois de aprovada em Conselho Científico e ouvido o Senado da Universidade de Coimbra. Segue-se um cerimonial longo bem descrito nos “Estatutos Velhos” da Universidade de Coimbra, datados de 1653. É uma cerimónia com elevado impacto político e social, o que resulta muito da credibilidade que a Universidade de Coimbra granjeou nos seus 725 anos de existência. Com estas distinções a Universidade de Coimbra associa-se e promove aos valores suscitados pela personalidade distinguida, procurando com o ato difundir uma mensagem clara sobre aquilo que investiga, ensina e defende. Não pode, por isso, ser um ato precipitado e influenciado pela espuma dos dias, para fazer uma declaração política de curto-prazo ou para influenciar, mais ou menos decisivamente, movimentos políticos cujos objetivos e motivação não se conhecem em toda a sua extensão. O risco de “engano” é particularmente gravoso.

Lula da Silva é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. Espero que o que se está a passar no Brasil, e a enorme vergonha associada, faça com que os responsáveis da universidade de Coimbra ponderem bem antes de atribuir distinções deste tipo a políticos no ativo. (Via O Insurgente).

11 comentários:

Anônimo disse...

Caros irmãos lusos, dizei-nos os nomes dos (ir)responsáveis, pois a vergonha é de quem "inventou" esse disparate, e não da instituição. Até a universidade de Salamanca, do grande Don Miguel de Unamuno, deu esse mau passo, por mesquinhos interesses econômicos!

Helena Amorim disse...

E também várias instituições nativas coalhadas de "luminares" gramiscistas. Maior vergonha sinto quando lembro os imortais da ABL rendendo homenagem e admitindo a vergonhosa "reforma ortográfica". Tanto quanto na Terrinha o viés ideológico se apoderou das instituições.

Anônimo disse...

Em Viçosa também agraciaram-no (será que o apedeuta merece o português correto?), depois fiquei sabendo que houve muita oposição interna a esse petralhismo das autoridades da ocasião - que a esta altura já terão despontado para o anonimato.

Anônimo disse...

Tambosi, pior foi o governo italiano que concedeu cidadania a toda a quadrilha Lula da Silva?! Isso é uma vergonha maior que o universo.

Orlando Tambosi disse...

Anônimo,

no caso italiano, a questão é legal. No caso de Coimbra, bajulação.

Anônimo disse...

Tambosi, então que a cidadania italiana seja dada também ao casal Nardoni.

Orlando Tambosi disse...

Ele é cidadão italiano também. Mas seus crimes foram cometidos aqui. Daí a "devolução".

SHAMI disse...

QUO VADIS
Sabem quem ou quais SÃO AS EMPRESAS principais MANTENEDORAS da Universidade de Coimbra?.
Acho que não serão surpreendidos com o título,assim como na Espanha e lixos por aí.

eu não guento

SHAMI disse...

http://www.uc.pt/dpgd/doc_gestao/relatorio_gestao_contas__ind__UC.Reitoria.pdf

balanço UNIV.Coimbra
mais de 50% de estudantes ESTRANGEIROS são do BRASIL e certamente BOLSISTAS que pagamos para fazerem turismo por lá.
Classificação da Universidade..396 ENTRE as melhores 500.

eu não guento

SHAMI disse...

QUO VADIS
IBERDROLA "patrocina" lá na UNIV.SALAMANCA/ESPANHA..mais um prêmio honoris.
Iberdrola parques energéticos no BRASIL..subsidiados

eu não guento

SHAMI disse...

QUO VADIS
Vamos que vamos:
"Sobre a Iberdrola

Em função de um processo de internacionalização progressiva das suas atividades, o Grupo Iberdrola se tornou a principal companhia energética espanhola, uma das cinco maiores elétricas europeias por capitalização em bolsa, bem como um operador de primeiro nível em alguns dos mercados mais relevantes da Europa e América: Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México.

A IBERDROLA está presente no Brasil desde 1997 por meio da sua participação de 39% na holding Neoenergia, onde tem como sócios locais o Banco do Brasil (12%) e o fundo Previ (49%). Além disso, no primeiro semestre de 2011 adquiriu a distribuidora brasileira Elektro por cerca de 2,4 bilhões de dólares. Deste modo, a IBERDROLA se tornou a primeira companhia distribuidora de energia elétrica por número de clientes no Brasil."

mas vejam só OS SÓCIOS no BRASIL da IBERDREOLA...

kkkkkkkkkkkkk

eu não guento