quarta-feira, 1 de junho de 2016

Desastre Dilma: PIB despenca mais 0,3% no primeiro trimestre.

É a quinta queda consecutiva na comparação trimestral. Dilma se foi, mas os efeitos desastrosos de seu desgoverno vão perdurar por algum tempo. Tchau, querida:

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2015, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a quinta queda consecutiva na comparação trimestral. Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, o PIB recuou 5,4% no primeiro trimestre deste ano. O resultado veio exatamente no teto do intervalo das estimativas dos analistas de 51 instituições consultados pelo AE Projeções, que esperavam retração entre 1,80% e 0,30%, que resultou em mediana negativa de 0,80%.
O recuo foi generalizado entre as três atividades e foi puxado pela indústria, que recuou 1,2%. A agricultura encolheu 0,3% e os serviços caíram 0,2%. 
Com a piora do mercado de trabalho, o consumo das famílias voltou a piorar e caiu 1,7%, depois de variação negativa de 1,3% no quatro trimestre do ano passado.
Por sua vez, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que reflete os investimentos, amargou perdas de 2,7%, a oitava queda consecutiva na comparação trimestral.
Ainda segundo o instituto, o PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 1,473 trilhão. 
Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) havia recuado 3,8%, na pior recessão em 25 anos. (Estadão).

Nenhum comentário: