domingo, 19 de março de 2017

Os países liberais são ricos, os socialistas são pobres.

A miséria na Venezuela do bolivarianismo
Artigo de João Marques de Almeida, publicado pelo Observador, ressaltando que, "se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas":


(...) Não é só na Holanda que se olha para as ideias liberais como ajustadas para a prosperidade económica. Acontece o mesmo nos países escandinavos, na Alemanha e no Reino Unido. Nestes países, o peso das ideias liberais vai muito para além dos partidos Liberais. Influencia os programas económicos dos principais partidos, sobretudo à direita, mas também nos partidos de centro-esquerda. Não é por acaso que estes países são os mais ricos no mundo e com as sociedades mais justas. Em grande medida, deve-se à tradição liberal.

Se viajarmos para sul onde as ideias liberais têm pouco impacto, encontramos países com uma forte tradição socialista. França, Espanha, Portugal, Itália e Grécia, países endividados, pobres, com o Estado a meter-se em tudo o que mexe. Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nem nunca quiseram, acabar com a pobreza. Querem uma sociedade de cidadãos remediados e dependentes do Estado, e isso só se consegue com pobreza e pouco desenvolvimento económico. Daí vem a sua força e os seus votos. Nos países desenvolvidos, os partidos socialistas perdem força e, para ganhar eleições, precisam de adoptar algumas propostas mais liberais, como fazem os partidos sociais democratas do norte da Europa (...). (Texto completo aqui).

3 comentários:

Anônimo disse...

GOVERNO COMUNISTA SÓ DÁ CERTO PARA OS ABUTRES QUE FAZEM PARTE DA MAFIA COMUNISTA, AÍ SIM!
Se a imundicie que se chama comunismo prestasse, porque Kim Jong da Coreia e F Castro sempre mantiveram os cidadãos presos no país, escravizados?
Onde esses zumbis do martelo e foice metem suas patas temos garantidamente atraso, miseria, muita violencia, destruição, chantagens gerais e muitas mortes!
A Venezuela, ex país rico quando ainda democrata, após impor no povo o pestilento comunismo, transformou-se num lixão a ceu aberto e até as máquinas que revolvem os monturos, estão precisando de ficarem no proprío lixão!
Enquanto isso, seu povo disputa restos com os URUBUS!
ESSA MERDA É O QUE OS ZUMBIS DO PT QUERIA IMPOR NO BRASIL!

Aranha disse...

Queriam não, querem, vão insistir enquanto os analfabetos sociais, políticos estiverem ao seu lado. Agravados pelos chamados intelectuais, mídia e professores universitários que, infestam as universidades públicas. Dá para acreditar...??parece que querem mesmo é a dissolução da sociedade organizada. Por mais que vejam exemplos por ahí, doutrinadamente defendem esse absurdo chamado 'SOCIALISMO CONTEMPORÂNEO".

César de Castro Silva disse...

O professores universitários tem razão em defenderem esse sistema implantado pelo PT e cia, pois vivem ganhando sem trabalhar mais de 80% do ano letivo, inventado greves por qualquer banalidade. Tem de acabar essa história de greve remunerada, pois isto não passa de férias, como certa vez disse o chefe deles, o lulla.