terça-feira, 25 de abril de 2017

Mistérios de Curitiba: Lula está acima das leis?

Merval Pereira analisa o estranho adiamento da oitiva do tiranete Lula anteriormente marcado para o próximo dia 3 de maio:


O possível adiamento do depoimento de Lula ao Juiz Sérgio Moro decorre do receio de manifestações populares em Curitiba ou sinaliza que Lula pode ser preso a qualquer momento? A Polícia Federal pediu esse adiamento por que, como alega oficialmente, quer mais tempo para organizar o esquema de segurança na cidade, ou está juntando mais provas contra o ex-presidente? Foi uma vitória de Lula? Foi uma demonstração de medo de Moro?

Nenhuma explicação oficial faz sentido. Desde março a data está marcada, e os organismos de segurança tiveram tempo suficiente para organizar seus esquemas preventivos. Se foram surpreendidos com uma movimentação acima do normal dos militantes petistas, serviços de informação e segurança não são.

Difícil entender a comemoração dos petistas e aliados, pois a situação de Lula fica cada vez mais fragilizada a cada depoimento, como os de João Santana e Monica Moura dados ontem no processo do Tribunal Superior Eleitoral, ou do próprio ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que demonstrou uma intimidade com Lula e sua família que não pode ser negada, pois quando foi levado coercitivamente para depor, o próprio ex-presidente admitiu que era amigo de Léo Pinheiro.

Evidentemente são ex-amigos agora, mas Lula procura atenuantes para as acusações, alegando que o ex-presidente da OAS as fazia por que está negociando uma delação premiada. Claro que com isso procura também deslegitimar as palavras de Léo Pinheiro, mas as evidências são muitas.

A possibilidade de Lula vir a ser preso nos próximos dias existe, diante da denúncia de que ele orientou seu amigo a destruir qualquer prova que ligasse o pagamento de propinas ao triplex do Guarujá. Aconteceu assim com o ex-senador Delcídio do Amaral, diante de uma gravação explosiva em que relatava as manobras para impedir que Nestor Cerveró denunciasse Lula.

O fator surpresa, naquela ocasião, foi fundamental para que o Senado aprovasse sua prisão. Já no depoimento de Léo Pinheiro, a divulgação do vídeo tirou o impacto da revelação, feita diante de advogados diversos e procuradores do Ministério Público. Creio que só se surgirem novas provas – será isso que a Polícia Federal busca? – se justificaria a prisão de Lula neste momento.

Assim como não acredito que o Juiz Sérgio Moro esteja preparando a prisão do ex-presidente para o dia do depoimento, a não ser que Lula perca o controle e afronte sua autoridade, no que também não acredito. Seria uma atitude irresponsável que não o ajudaria em nada, ao contrário.

O comportamento da defesa do ex-presidente é muito próximo, em diversas ocasiões, de uma afronta à autoridade do Juiz Sérgio Moro, que tem conseguido se manter frio diante das provocações. Fazer a mesma pergunta diversas vezes, de maneira diferente, é costumeira forma de a defesa tentar protelar a decisão final.

Arrolar 87 testemunhas de defesa é claramente um desafio e outra tentativa de ganhar tempo, e Moro caiu na esparrela ao exigir a presença de Lula em cada um dos interrogatórios. Nada indica que tenha poder para tal, e a única coisa que conseguiu foi mostrar a motivação protelatória da defesa, mas deu margem a que fosse acusado mais uma vez de perseguidor de Lula.

Para o ex-presidente, o melhor cenário é ser condenado em segunda instância a tempo de ser impedido de concorrer às eleições de 2018. Posaria de vítima e não correria o risco de ser derrotado. Ninguém leva a sério a pesquisa da CUT/Vox Populi que indica Lula como vencedor do primeiro turno. É só uma pressão política contra sua prisão.

Mesmo que fosse correta, é preciso ser muito ingênuo para acreditar que Lula, com todas essas acusações, especialmente depois das delações dos executivos da Odebrecht, conseguirá manter essa pretensa popularidade numa campanha presidencial acirrada como a que se aproxima. 

O que é grave é esse ambiente de confronto que está sendo armado para o dia do interrogatório. Afinal, Lula é intocável? Está acima das leis? (O Globo).

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto inspirado no comentário feito pelo Tucanaldo Azevedo em PINGOS NOS IS: "Cuidado com falsos moralistas da frente ampla do atraso!"


Tucanaldo Azevedo, uma espécie de Paulo Henrique Amorim dos tucanos, é um dos mais notórios “moralistas da frente ampla do atraso”. Tornou-se, de repente, não mais que de repente, um defensor incansável de todas as rabulices e chicanas jurídicas de advogados e legisladores em causa própria, desde que Marcelo Odebrech foi preso e os tucanos passaram a ser delatados na Lava Jato. A partir desee evento do tipo marco zero, o nosso trêfego desinformante de esquerda vem se constituindo nun adversário implacavel da PF, do MP e, particularmente dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato: Moro, Dallagnol, Carlos Fernando... Ainda hoje, alegou que a Lava Jato adiou o depoimento de Lula por falta de provas, no que seria a comprovação do que ele, Tucanaldo, a Maria do Rosário dos tucanos, vem afirmando, ou seja, que não há provas contra Lula..

Quando eu o vejo nessa pândega de programa que faz, “O Pinga nos Is”, com os trejeitos todos em que se debulha, fico preocupadíssimo com a fixação que ele demonstra ter pelo Dallagnol, pelo Moro e, mesmo, pelo Carlos Fernando. Freud, se visse o cenário todo, apenas olharia de esguelha, por cima dos óculos, com um sorrisinho politicamente correto no canto dos lábios, como quem dissesse: “Freud explica”. E explca mesmo, se exolica! Freud só não explica coisas como “a falsa memória do incesto” entre a galinha e a raposa, e entre a corda e o pescoço. O Drumond, perplexo, chegou a perguntar, no poema “7 Faces”: “Para quê tanta associação, meu Deus?". Bem, essa pantomima toda só encontra explicação na comunhão do milho com a mandioca. Ou só na mandioca, mas numa baita mandioca. “Momento Cutural”.

É, sem dúvida alguma, um encantador de burros, razão pela qual os seus comentários são repletos de expressões como xucros, relinchos, zurros, quadrúpedes e por aí afora, e que devem ser, também uma herança maldita do tempo em que ele pastava lá em Dois “Córgos”. Depois, haveria de fundar o Tuconaldistão, país fronteiriço de Banânia, que é onde ele pasta nos dias de hoje.

Querem saber de uma coisa? Esse desinformantezinho de esquerda - um reles bonequinho de ventríloquo do Gilmar Mendes - e que posa, hoje, de bedel da PF, do MP e da Lava Jato, pertence à categoria "daqueles que outorgam a si mesmos o poder absoluto^: E todos os que assim agem, vocês já sabem, começam sempre por preservar os próprios privilégios. Ou seja, os priviilégios dos tucanos! Ou, ainda, na pior das hipóteses, os privilêgios que unem tucanos, petistas, pmdbistas e a bandalha política toda (que foi delatada e que venha a ser condenada) no maior esquema de corrupção da história da humanidade.

Lucas Daniel

shamijacobus disse...

QUO VADIS
Alô Professor
Tenho cá com meus parcos e cansados neurônios que a Lava a Jato tem tanta gente super graúda de posses e poses(políticos,empresários,STF,STJ,CCJ,TSE,etc que é como uma turma de gato s famintos rodeando a rataiada.
O TSUNAMI que a República de Curitiba jogou no Brasil me dá a impressão até que LULA agora é figurinha pequena jogada de lá para cá e k teremos muito mais GRANDES SURPRESAS.
Resta saber que tantas cortinas de fumaça,manobras vão dar um freio na Lava a Jato

eu não guento

Paulo disse...

Quando as leis são feitas por um povinho mixuruca como o bananeiro não é muito difícil ficar acima delas. Bananeiro não sabe fazer leis. Bananeiro não sabe criar instituições, Bananeiro não é guerreiro, bananeiro não sabe fazer um país, bananeiro não sabe ser uma nação. Bananeiro só sabe pular carnaval e torcer para times de futebol, só isso. Baleia azul nesses inúteis que não vão fazer falta.

SEMPRE MAIS DO MESMO disse...


GRANDE PAULO!!!!

Comentário brilhantíssimo e com o fecho de ouro. De fato tenho dito que imbecis que se matam por conta de um jogo idiota para manipularlos através da VAIDADE, não fazem qq falata na humanidade, ao contrário até, estão é sobrando.

Só imbecis podem se deixar manipular a tal ponto. Tão imbecis quanto os islamicos que se explodem em nome de GLÓRIAS PÓSTUMAS em nome de ALÁ.

PQP!!! ...que valor humano pode ter quem se deixa ADESTRAR e MANIPULAR tão completamente????

Baleia azul nestes imbecis me soa quase como piada.