segunda-feira, 28 de maio de 2018

Contra os semeadores do caos

Se você está convencido que a greve é boa para o país, que o “Fora Temer” petista que vi em caminhões, vindo ontem de Santa Maria, é uma boa pauta, que o agravamento do caos institucional fará o que até agora não foi feito, responda para você mesmo, a quatro meses de eleições gerais, qual o grupo político que colherá maior vantagem dele com vista aos próximos quatro anos de poder no país? Post de Percival Puggina, refletindo sobre a greve dos caminhoneiros:

"Engana-se quem pensa que essa greve traz à população algo que não seja caos. Ela é pelo Diesel e não reduzirá nem o frete".
Essa frase, que postei dia 26/05 nas minhas páginas do Facebook, suscitou inúmeros comentários. A maioria expressando desagrado. Era previsível porque pesquisa feita pelo Instituto Methodus informava, na véspera, que 86% da população apoiava a greve. No entanto, não tenho o hábito de auscultar a opinião pública para decidir o que devo escrever ou falar. Se fosse fazê-lo, não teria escrito ou dito coisa alguma quando poucos, muito poucos, combatíamos as ideias de esquerda e o petismo na segunda metade dos anos 80.

Estou convencido, pela simples aplicação da razão aos fatos, de que é preciso distinguir as motivações. Uma coisa é a greve dos caminhoneiros, com apoio dos transportadores e produtores rurais interessados em reduzir o preço do diesel. Atendida essa reivindicação e isentos do pagamento de pedágio quando vazios, não fica um caminhão no acostamento. Ou alguém acredita que seus condutores continuarão parados até que o país tome jeito, que o Estado encolha, que os impostos diminuam, que a segurança aumente, que as estradas melhorem?

Outra coisa, então, são as pautas nacionais, sobre as quais muito tenho escrito e das quais poucos se têm ocupado. Quanto mais terrível for a situação no dia 7 de outubro, quanto maior o caos, mais receptiva estará a massa de eleitores a quem lhe oferecer, em 7 de outubro, o conhecido prato feito de mentira, populismo, corporativismo, estatismo e, claro, subsídios públicos. Não vislumbro a menor chance de que em tal situação a maioria do eleitorado decida optar por uma política econômica liberal. Ao contrário, ela se inclinará para o lado de quem lhe oferecer doses mais robustas do mesmo veneno através da mão falsamente dadivosa do Estado. Sou contra o plantio do caos.

Comece a falar em privatização e fim do monopólio e veja o que acontece. Quais as demandas da greve da Federação Única dos Petroleiros (FUP) programada para quarta feira? Demissão do presidente da Petrobras, retirada das Forças Armadas das refinarias onde garantem o abastecimento dos caminhões, manutenção dos empregos, “não às privatizações” e ao “desmonte da Petrobras”. Ah! Enquanto a empresa era vampirizada pelo governo petista que a transformou em objeto de escândalo e escárnio mundial, a turma da FUP, agora grevista, posava para fotos ao lado de Lula e Dilma. Agora, faz greve e se une aos caminhoneiros... “para o bem do Brasil”. Deve haver apoiador do caos aplaudindo a greve desses hipócritas porque, afinal, ela ajuda o caos, certo?

A pluralidade de expectativas em relação aos caminhoneiros é uma evidência de que ela está sendo vista como uma espécie de Bombril com usos contraditórios. Ora é uma porta aberta para a “intervenção militar constitucional”, ora uma oportunidade para o "Fora Temer", ora uma chance de criar clima para a volta da esquerda ao poder, ora uma oportunidade de acabar com os males do estatismo e ora uma oportunidade de buscar soluções junto ao Estado, ora servirá para acabar com o monopólio do petróleo e ora servirá para preservar definitivamente o monopólio. Entendam-se, porque eu não entendo.

Ponderação final: se você está convencido que a greve é boa para o país, que o “Fora Temer” petista que vi em caminhões, vindo ontem de Santa Maria, é uma boa pauta, que o agravamento do caos institucional fará o que até agora não foi feito, responda para você mesmo, a quatro meses de eleições gerais, qual o grupo político que colherá maior vantagem dele com vista aos próximos quatro anos de poder no país?

7 comentários:

Anônimo disse...

Virou terra sem lei. Os tais grevistas parece que tem licença pra fazer o que quiserem. Interromper rodovias, parar a economia, se apropriar de cargas que não lhes pertence pra chantagear o governo. Deixar serviços essenciais a mingua, arrancam centavos e produzem bilhões de prejuízos a perder de vista. Eles tem aval de quem ? Qualquer cidadão pode fazer o mesmo? Essa tal greve é uma mentira monstruosa.Tem cara de cousa arranjada. O Congresso calado. A justiça barrando pretensão de punir os " grevistas". Tem gente provocando o caos. Derrubar o Presidente a troco de que? Quem vai vender a solução?

Anônimo disse...

ACASO HOUVER GREVE PARCIAL 4ª FEIRA SERÁ DOS COMUNISTAS POR TEREM PERDIDO A BOCADA, MAS QUANDO OS SANGUESSUGAS VERMELHOS ESTAVAM NO PODER!
Para as esquerdas, PARA JUSTIFICAREM OS SEUS INFINITOS ERROS É NECESSARIO UM BOI DE PIRANHA, e esse é o Temer, por sinal, com rabo preso com o golpista PT, com seu partido de aluguel, PMDB.
Temer entrou para o governo, pegou o trem andando e tem de se valer doutros deputados, embora dos mesmos que apoiavam a quadrilha do encaPeTado Partido das Trevas!
Assim, trocá-lo por quem que se saiba honesto entre deputados e senadores?
Sim, existe uma 1/2 duzia mas não têm chance por não serem da panelinha e Temer é 1001 vezes melhor que os quadrilheiros do PT!
A corriola do PT entrou para o governo com intenção de destruir a nação, implantando aqui, como na Venezuela, o IGUALITARISMO DA MISERIA, PROMOVENDO PILHAGENS DE TODAS AS FORMAS E USANDO NOSSOS RECURSOS PARA SEUS AMIGOS DITADORES SANGUINARIOS QUE AGORA NOS DÃO CALOTE!
E PIOR: ainda continua tentando desestabilizar a nação - CHANTAGEIAM O QUANTO POSSAM o TEMER!
Os cafagestes comunistas são assim: nada fazem e nem deixam os adversarios fazerem!
Apesar disso, esses oportunistas e inescrupulosos das esquerdas estejão marcados na redes sociais como anarquistas e oportunistas, portanto estão sumariamente desmascarados!
O prazo de validade de Temer é até 31/12/18 e depois Bolsonaro, com a ser eleita BANCADA MILITAR do Gal Hamilton Mourao para lhe dar apoio!
E NESSE FIM DE ANO, RECICLAGEM GERAL DAS CÂMARA E SENADO, SALVA UMA 1/2, poucos, sem ficha SUJA E NEM ENVOLVIDA COM A LAVA JATO!

Anônimo disse...

ENTRE TANTO GILMAR SEGUE LIBERANDO

https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/gilmar-mendes-manda-soltar-mais-2-presos-da-lava-jato-do-rio-dodge-recorre-contra-decisoes.ghtml

Anônimo disse...

POLITICOS DE BxxSTx!!!
SAIAM DA ZONA DE CONFORTO!!!!!

Anônimo disse...

FUNDO PARTIDARIO??
PARA ISSO SIM TEMOS DINHEIRO?

Anônimo disse...

VAMOS TAMBOSI!!
SE MEXE!!
COLOCA ARTIGOS DO FUNDO PARTIDARIO...

https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/05/24/mdb-pt-e-psdb-terao-mais-dinheiro-do-fundo-eleitoral-veja-distribuicao.htm

Anônimo disse...

Orlando

Vc acha mesmo que urnas fraudulentas apuração secreta, 35 partidos de esquerda muitos ligados ao Foro de São Paulo, as urnas em 10/2018, um congresso maligno, Um Supremo que solta bandidos
Cara vc não viu que parte da população ta pedindo uma intervenção é o fechamento dos três podres poderes.

Haja Luz
Chico Trevas