domingo, 17 de abril de 2011

O estranho lucro do BNDES

Ah, os números mágicos da Era Lulista...

Na semana passada, participei de um workshop no the Brookings Institute em Washington no qual falei sobre BNDES e politica industrial. No entanto, ao preparar minha apresentação, notei algo estranho com o lucro supostamente excepcional do BNDES, em 2010, que foi de R$ 9,9 bilhões, um crescimento de 47% em relação ao lucro de 2009 de R$ 6,7 bilhões.

Acontece que o lucro do BNDES nos últimos dois anos foi, sem dúvida alguma, inflado por aplicações do banco em títulos públicos. Vamos explicar esse truque e para quem se interessar segue a nota técnica anexa que fiz (clique aqui). (Leia no Blog do Mansueto de Almeida).

3 comentários:

Cfe disse...

Já havia comentado aqui sobre minhas dúvidas acerca da procedência de tanto dinheiro disponível do BNDES para dar as empresas do regime.

Criaram moeda, muita moeda sem nenhum lastro. Ah... esses petistas soltaram o dragão: quero ver se conseguem aprisiona-lo.

Duvido com tanta obra em andamento, as necessidades da organização da Copa, das Olimpíadas, com esse método de cálculo absurdo do SM...

Agora mesmo resolveram baixar o imposto sobre a gasolina para o consumidor não sentir a alta de preços e ainda dizem que é um subsídio a Petrobrás quando na realidade é ao próprio consumo.

2012 vai ser quanto ? 10, 12 ou 14.

Essa gente só sabe navegar em piloto automático, nas tempestades deveriam chamar quem tem juízo.

Karyme disse...

São tantos os mistérios no nosso governo e na nossa economia que parece que vivemos em um mundo mágico!


Òtimo post!

Anônimo disse...

Prezados,

O Mansueto cometeu equivocos em sua analise. Vejam a retificaçao do post no blog dele.

Abraço!